Range Rover

23 coisas que talvez você nunca tenha escutado sobre o Range Rover

História do Range Rover

Range Rover

1. Protótipos do modelo foram desenvolvidos na década de 1950. Começaram como peruas chamadas Road Rover, que vinham com tração traseira e um motor 2.3 com quatro cilindros.

2. Um dos modelos desenvolvidos pela Land Rover foi o 100-inch Station Wagon, equipado com um motor 3.5 V8 fabricado pela General Motors.

3. O Range Rover foi lançado em junho de 1970 e foi o veículo inaugural do segmento de SUVs de luxo.

4. O Range Rover já “nasceu” confortável e robusto. Na época, o veículo tinha caixa de transferência e contava com três diferenciais para superar obstáculos off-road. Com o sistema, já era permitido utilizar tração nas quatro rodas até em pistas com boas condições.

5. A carroceria de quatro portas foi criada apenas em 1981, decretando o fim da versão de duas portas.

6. As linhas retas que conhecemos hoje sempre fizeram parte do design “quadrado” do Range Rover - desde o início.

7. Em 1982, dois modelos Range Rover foram “Papamóveis” e transportaram o papa João Paulo II em sua visita à Inglaterra, em 1982. Os veículos foram adaptados com uma cabine envidraçada na parte de trás para o pontífice conseguir ficar em pé.

8. No mesmo ano, a linha Range Rover adotou a transmissão automática de três velocidades, de fabricação da Chrysler.

9. Em 1984, surgiu a versão Vogue do Range Rover. Sendo a mais nobre da linha Range Rover.

10. Antes da estreia da segunda geração, o modelo recebeu novos motores e recursos tecnológicos. Entre os novos componentes, tiveram destaque o controle de tração, a suspensão a ar e airbags frontais.

11. Depois de 24 anos, a segunda geração do modelo estreou na Europa. Neste período, o carro ganhou ar-condicionado digital de duas zonas, sistema de entretenimento e couro Connolly. Novidades para a época.

Recursos modernos e tecnológicos no Range Rover

Range Rover interior

12. O Range Rover foi o primeiro veículo mais rápido no rali Paris-Dacar.

13. Em 2005, o Range Rover ganhou a versão Sport, que combinava o porte de um utilitário esportivo com acelerações de tirar o fôlego. O modelo tinha um motor 5.0 V8 que chegava a render 510 cv de potência.

14. O sistema Terrain Response surgiu em 2007. O recurso permite ajustar o veículo de acordo com as condições do terreno, como terra, areia e até mesmo neve.

15. Em 2008, a Land Rover foi vendida para a Tata Motors. Trata-se de um grupo indiano, que pagou US$ 2,3 bilhões pelo controle da marca de utilitários e da Jaguar.

16. A quarta geração do Range Rover surgiu em 2012 como a primeira desenvolvida pela administração indiana.

17. Mesmo com um porte robusto, o Range Rover perdeu quase 420 quilos se comparado aos modelos anteriores.

18. Para conseguir ser mais leve, o veículo foi o primeiro SUV do mundo a ter uma carroceria produzida totalmente em alumínio.

19. Ao longo do tempo, o Range Rover Vogue, edição de luxo do modelo, teve a altura livre do solo aumentada em 12,5 milímetros. Com isso, trechos que têm quase um metro de água são facilmente enfrentados pelo modelo.

20. O som do Range Rover é fabricado pela Meridian e surpreende: pode ter até 23 alto-falantes e 1.700 watts de potência na versão Autobiography. Portanto, o número de curiosidades sobre o modelo serve como homenagem a essa característica.

21. O Range Rover passou por 1.5 milhão de horas de testes de engenharia, simulados virtualmente. Além disso, foram feitos testes com protótipos em 20 países diferentes, durante 18 meses.

22. A rainha Elizabeth II tem uma frota de veículos Land Rover para se locomover pela Inglaterra e fora do país. A montadora tem o selo de garantia Royal Warrant, concedido a produtos que são utilizados pela Família Real.

Range Rover tem motor a diesel e tração 4x4 para off-road

Range Rover

23. O Range Rover tem versões a gasolina e a diesel. O motor diesel EU6 está na lista dos mais limpos do mundo e pode chegar a 258 cv de potência. Além disso, o modelo conta com a tecnologia de tração 4x4 para que você enfrente os desafios da estrada com tranquilidade.


Encontrar concessionárias Land Rover em Cuiabá

A Saga possui concessionárias Land Rover em Cuiabá, MT. Visite a Saga Land Rover